Você já deve ter visto aquele teste, onde a pessoa corre na esteira, com uma máscara cobrindo boca e nariz. Esse é o “teste de ergoespirometria”. Esse teste serve para determinar seu Vo2 máximo, e também seu limear 1 e 2.
Afinal, o que são os limiares 1 e 2?
O 1 limiar, também conhecido como limiar aeróbio, é o ponto do esforço que marca a transição do metabolismo aeróbio para o anaeróbio compensado e onde proporcionalmente ocorre a maior utilização energética de gordura como energia. Também conhecido como velocidade de conforto. Normalmente está em torno de 70-75% da FC máxima predita. Geralmente é superior a 60% da frequência cardíaca máxima (FCmáx) em pessoas destreinadas e pode ir até aos 85% FCmáx em pessoas treinadas. Este limiar, quanto mais elevado, permite treinar com maior intensidade sem a concentração do lactato , promovendo maior utilização de gordurosos e a capacidade de treino.
O 2 limiar anaeróbio , também conhecido como limiar de lactato 2 ou limiar ventilatório é o ponto da intensidade de treino onde há uma rápida formação de lactato no músculo, marca a transição do metabolismo anaeróbico compensado para o descompensado. O corpo perde a capacidade de tamponar o ácido lático produzido e ocorre acidose que vai levar a interrupção do exercício por exaustão! Essa fase do esforço é caracterizada como atividade física intensa. Este limiar está diretamente associado à performance esportiva. Quanto mais treinada, maior a tolerância de esforço sem exaustão. Colabrarador @dr.paulocristianoloffy