O que a atividade física e o mundo corporativo têm em comum? Performance além do resultado. Mas qual o real significado disso? Quando falamos em atividade física, é importante entender qual o objetivo de cada indivíduo, seja saúde, bem-estar ou performance. Independente do objetivo, a meta principal é evoluir. E no mundo corporativo, como isso se replica?
Faça a seguinte reflexão: você é um líder, executivo ou dono de uma empresa, que busca por melhores resultados para o seu negócio e depende da performance do seu time para alcançar esse objetivo, mas eles não estão conseguindo performar. Qual estratégia usar? Um professor, da mesma forma, necessita de uma estratégia para que seu aluno evolua da melhor forma possível.
O grande ponto dentro de uma empresa é analisar como os funcionários estão performando e saber se o que está sendo entregue é uma evolução em relação aos resultados anteriores, e se é o que o gestor ou líder tem como expectativa. Na atividade física, o professor controla a evolução do aluno através das avaliações físicas e corporais.
No mundo corporativo, quando criamos uma expectativa de resultados, é importante primeiro entender o potencial de toda a equipe e, depois, da individualidade de cada um. Existem pessoas que performam muito bem, pois estão mais alinhadas com a expectativa da empresa, mas em muitos casos, essas mesmas pessoas podem ir mais além quando descobrem o seu potencial. Na atividade física, como professor, observo que muitas pessoas não conhecem seu verdadeiro potencial. Muitas vezes, por não se permitirem desafiar, ou porque não sabem até onde elas podem chegar.
Traçando um paralelo entre os dois mundos, é importante definir objetivos claros e buscar a evolução. As empresas estabelecem metas e objetivos alinhados com sua visão e missão, seja operacional, lucratividade ou expandir novos mercados. Assim como na atividade física, a adaptação e o progresso contínuo são fundamentais para o sucesso.
Os resultados dependem do desempenho individual e coletivo; no mundo corporativo, o sucesso da empresa também depende do time. Assim como um treinador ou professor pode identificar áreas de melhoria e implementar estratégias para otimizar o resultado dos alunos, no ambiente corporativo, os líderes e gestores devem identificar lacunas de desempenho, oferecer suporte, treinamento e recursos necessários para capacitar e motivar a equipe a alcançar melhores resultados.